Quais são as consequências da Não Conformidade?
Muitos consideram que solucionar uma não conformidade é uma tarefa bastante difícil. Algumas empresas deixam de abrir esse tipo de registro com medo do que irá enfrentar. Porém, ignorar uma não conformidade pode ocasionar diversos impactos negativos na organização. Até porque, sem o tratamento correto da não conformidade, a empresa precisará gastar mais tempo e recurso nas correções dos problemas que virão em seguida.
Prejuízos financeiros são os impactos mais comuns das não conformidades. Os custos resultam desde falhas internas, como retrabalhos, correções, custo de devolução de material como também falhas externas incluindo vendas perdidas, custo com garantia, entre outros. Além de possíveis acidentes que possam acarretar em multas trabalhistas ou ambientais. E isso tudo afeta diretamente o faturamento da empresa.
Entretanto, é a reputação da empresa que é a mais afetada. Não conformidades podem levar a perda de clientes e fornecedores. Dependendo do grau da não conformidade, há casos em que clientes solicitam indenização por sofrerem danos.
Portanto, é crucial que cada não conformidade detectada seja acompanhada e controlada. Para que os problemas não se tornem irreversíveis e levem a empresa à falência. Relatar as não conformidades não precisa ser algo complexo. Pelo contrário, isso garantirá o cumprimento dos padrões de qualidade propostos e proporcionará vantagem competitiva para a organização.
Conheça o software Portal ISO, uma ferramenta completa para o Gerenciamento de Não Conformidades, com inúmeras funcionalidades que podem ser utilizadas para identificar, registrar, analisar e tratar as não conformidades. O Portal ISO permite a personalização completa do processo de tratamento de uma não conformidade. Os gráficos e relatórios para Gestão de Não Conformidades gerados pelo Portal ISO facilitam a tomada de decisão baseada em evidência. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.