Carregando…

 Não Conformidade e a Melhoria Contínua

Não Conformidade e a Melhoria Contínua

 Trate as Não Conformidades e melhore os processos

A melhoria contínua é um dos requisitos da ISO 9001 e para que ela exista de forma significativa, é fundamental identificar as Não Conformidades e tratá-las. Não Conformidades podem indicar uma falha na execução do processo ou no seu planejamento, dessa forma identificamos possibilidades de melhorar o processo e sempre podemos melhorar o processo. Se os colaboradores de uma organização tem uma instrução de trabalho, mas executam a atividade de forma diferente, isso é uma Não Conformidade e uma oportunidade para avaliar se o treinamento desses colaboradores deve ser revisto, se é a instrução de trabalho que deve se adequar ou ambos.

A gestão de Não Conformidades e a melhoria contínua andam lado a lado, a melhoria é um dos princípios da gestão da qualidade, ao promover a melhoria contínua eliminamos fontes de Não Conformidades real e potencial e quando identificamos e tratamos uma Não Conformidade estamos promovendo a melhoria contínua.

 

 O ciclo PDCA

A ISO 9001 traz consigo diversos conceitos que estão diretamente ligados a melhoria contínua. Ainda na sua introdução ela menciona o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e a mentalidade de risco, que integram outro princípio de gestão da qualidade, a abordagem de processos, que consiste em planejar os processos e suas interações.

 Plan – planejar: identifique o problema, defina seus objetivos e crie um plano de ação;

 Do – fazer: execute o plano de ação;

 Check – checar: verifique se a execução ocorreu conforme planejado e se os objetivos foram alcançados; e

 Act – agir: se tudo deu certo padronize o processo, do contrário repita novamente o ciclo.

O ciclo PDCA possibilita o gerenciamento adequado do processo, com planejamento, avaliação do desempenho, identificação das oportunidades de melhoria e aplicação de ações que promovam a melhoria, não apenas em Não Conformidades. A mentalidade de risco direciona a organização a determinar os fatores de risco do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Colocando em prática planos de ação e ações preventivas que minimizem efeitos negativos e maximizem o aproveitamento das oportunidades, abordando não apenas as Não Conformidades potenciais, como as oportunidades potenciais.

Como o próprio nome diz, o PDCA é um ciclo e como todo ciclo é contínuo, deve ser repetido constantemente, promovendo assim a continuidade da melhoria. Além disso, ele não só pode, como deve ser aplicado sempre que possível, não apenas no processo global, mas em cada subprocesso e em suas interações. A melhoria contínua deve fazer parte do dia a dia da organização e da sua cultura.

 

O que é Não Conformidade >>> Não Conformidade e a ISO 9001 versão 2015 >>> Tipos de Não Conformidade >>> Tratamento de Não Conformidade >>> Não Conformidade e Ação Imediata >>> Relatório de Não Conformidade RNC >>> Não Conformidade e Análise de Causa Raiz >>> Não Conformidade e Plano de Ação 5W2H >>> Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva >>> Não Conformidade e Análise de Eficácia >>> Não Conformidade e a Melhoria Contínua >>> Não Conformidade no relatório de auditoria


Anúncio