Carregando…

 Não Conformidade no Relatório de Auditoria

Não Conformidade no relatório de auditoria

 Auditoria: ferramenta de melhoria contínua

Auditorias, internas ou externas, são uma valiosa ferramenta para promover a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. Em muitas organizações esse precioso valor é esquecido, reduzindo auditorias internas a uma preparação para auditorias externas, e auditorias externas a uma obrigação para certificação.

 

 Informação sobre o SGQ

Fazer uma auditoria é fazer uma avaliação geral da organização, a ISO 9001 deixa claro que o objetivo das auditorias é prover informação sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), dentre elas sobre a conformidade do sistema. A norma não define a periodicidade que as auditorias internas devem ser realizadas, mas especifica que sua frequência deve ser determinada pela organização. Elas devem ocorrer a intervalos planejados, sua periodicidade irá variar de acordo com as particularidades de cada empresa.

O processo de auditoria é feito sobre amostragem e confrontará critérios (requisitos da própria organização ou de normas) e evidências (do cumprimento ou não das regras). As conclusões são baseadas em fatos ou dados objetivos.

 

 Relatório de Auditoria

Após uma auditoria, o auditor elabora e entrega um relatório aos auditados, comunicando o resultado final. Dentre alguns aspectos importantes desse relatório, vale ressaltar que deve conter sugestões e recomendações de melhorias. Funcionará também como um atestado de que o auditor observou alguma anormalidade e a comunicou. Além de ser uma imposição a organização para que a situação seja explicada e/ou corrigida.

É comum que os relatórios de auditoria contenham observações e Não Conformidades, respectivamente Não Conformidades potenciais e reais. Para concluir o objetivo da auditoria, que é promover melhoria contínua ao SGQ, é fundamental que esses pontos destacados sejam analisados e tratados.

 

 O que a ISO 9001 diz?

“9.2 Auditoria interna

9.2.1 A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informação sobre se o sistema de gestão da qualidade:
a) está conforme com:
1. os requisitos da própria organização para o seu sistema de gestão da qualidade;
2. os requisitos desta Norma;
b) está implementado e mantido eficazmente.

9.2.2 A organização deve:
a) planejar, estabelecer, implementar e manter um programa de auditoria, incluindo a frequência, métodos, responsabilidades, requisitos para planejar e para relatar, o que deve levar em consideração a importância dos processos concernentes, mudanças que afetam a organização e os resultados de auditorias anteriores;
b) definir os critérios de auditoria e o escopo para cada auditoria;
c) selecionar auditores e conduzir auditorias para assegurar a objetividade e a imparcialidade do processo de auditoria;
d) assegurar que os resultados das auditorias sejam relatados para a gerência pertinente;
e) executar correção e ações corretivas apropriadas sem demora indevida;
f) reter informação documentada como evidência da implementação do programa de auditoria e dos resultados de auditoria.”

 

O que é Não Conformidade >>> Não Conformidade e a ISO 9001 versão 2015 >>> Tipos de Não Conformidade >>> Tratamento de Não Conformidade >>> Não Conformidade e Ação Imediata >>> Relatório de Não Conformidade RNC >>> Não Conformidade e Análise de Causa Raiz >>> Não Conformidade e Plano de Ação 5W2H >>> Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva >>> Não Conformidade e Análise de Eficácia >>> Não Conformidade e a Melhoria Contínua >>> Não Conformidade no relatório de auditoria


Anúncio