Carregando…

 Não Conformidade e Análise de Eficácia

Não Conformidade e Análise de Eficácia

 O tratamento da Não Conformidade foi eficaz?

A última etapa do tratamento da Não Conformidade é a Análise de Eficácia, mas isso não significa que ela seja menos importante, pelo contrário, é nessa fase que vamos validar tudo o que foi feito anteriormente. Lembrando sempre que o objetivo principal de analisar e tratar uma Não Conformidade (NC) é garantir que ela não se repita, é para isso que definimos as causas e ações corretivas. Feito isso, é preciso observar o funcionamento do sistema e dizer se o nosso objetivo foi alcançado.

 

 Validação da etapas anteriores

Falhas podem ter ocorrido na definição da causa, no planejamento da ação corretiva ou na execução das ações. A causa encontrada pode ter sido equivocada, pode ser que foi encontrado uma das causas, mas não todas. Ou ainda, que a causa raiz esteja mascarada por outros fatores, sendo assim a NC acabará se repetindo. Pode ser também que todas as causas tenham sido identificadas, mas no planejamento ou na execução da ação corretiva tenha ocorrido falhas. Por isso é tão importante analisar a eficácia do tratamento da Não Conformidade, para posteriormente não sermos surpreendidos com a repetição da mesma Não Conformidade.

A análise de eficácia não pode ser feita imediatamente, é necessário deixar o processo se repetir algumas vezes, aguardar um tempo após a implementação da ação corretiva e então realizar a análise. Esse tempo de observação irá variar de acordo com a natureza e complexidade da Não Conformidade e do processo em que ele está inserido. Por exemplo, um processo simples pode se repetir várias vezes por dia, enquanto um processo mais complexo pode levar semanas ou meses para se repetir. Essa análise deve ser feita durante o tratamento da Não Conformidade para que a data de análise da eficácia seja previamente determinada.

 

 Indicadores e Monitoramentos

Haverá análises de eficácia mais diretas e outras menos, uma forma objetiva de verificar essa eficácia, principalmente para casos mais complexos, é criar um indicador ou um monitoramento para comparar dados relevantes:

 Usar um Indicador de desempenho, ou Key Performance Indicator (KPI), é uma forma de medir quão próximos estamos das nossas metas, podendo servir de base para as decisões futuras. A criação de bons indicadores permite boas análises, de forma direcionada e com acompanhamento contínuo. O indicador é um número e indicará quão próximos ou distantes estamos da nossa meta.

 Monitorar é em acompanhar o que está sendo medido, compreender como os dados estão evoluindo. Por exemplo, manteve, aumentou ou diminuiu. A análise não está no valor em si, mas em como ele se comporta ao longo do tempo.

 

O que é Não Conformidade >>> Não Conformidade e a ISO 9001 versão 2015 >>> Tipos de Não Conformidade >>> Tratamento de Não Conformidade >>> Não Conformidade e Ação Imediata >>> Relatório de Não Conformidade RNC >>> Não Conformidade e Análise de Causa Raiz >>> Não Conformidade e Plano de Ação 5W2H >>> Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva >>> Não Conformidade e Análise de Eficácia >>> Não Conformidade e a Melhoria Contínua >>> Não Conformidade no relatório de auditoria


Anúncio