Carregando…

 Tratamento de Não Conformidade

Tratamento de Não Conformidade

Nesta página temos uma breve explicação sobre cada uma das etapas do tratamento de uma Não Conformidade, para mais detalhes sobre alguma delas clique no respectivo link:

 Não Conformidade e Ação Imediata
 Relatório de Não Conformidade RNC
 Não Conformidade e Análise de Causa Raiz
 Não Conformidade e Plano de Ação 5W2H
 Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva
 Não Conformidade e Análise de Eficácia

 

Tratamento de Não Conformidade

A norma cita que o tratamento da Não Conformidade terá variações de acordo com a sua natureza. Para facilitar a definição da escolha da abordagem utilizada, podemos classificá-las tipos, de diferentes formas. Além disso, é importante destacar que tratar uma não conformidade não é apenas corrigir um problema, mas garantir que ele não se repita. Sendo assim, segue abaixo as etapas mais importantes para o tratamento de Não Conformidades:

 

Identificação

Ao constatar que ocorreu uma Não Conformidade estamos identificando-a. Para identificá-la é fundamental compreender bem o conceito de Não Conformidade. A princípio ela será candidata, após verificação, ela pode ser efetivada ou cancelada, caso a identificação tenha sido falha.

Ação imediata

São as medidas necessárias para minimizar ou eliminar as consequências da Não Conformidade de forma imediata. Por exemplo, substituir um produto entregue com defeito ou impedir que uma peça fora dos padrões continue na linha de produção. Também chamada de Ação de Disposição ou Ação de Correção. Vale destacar que apesar da semelhança do nome, essa etapa é bem diferente da  Ação Corretiva, uma das próximas etapas do tratamento da Não Conformidade.

Descrição e Registro

Registre não apenas a Não Conformidade, mas todas as informações relevantes de cada uma das etapas. Usar um formulário pode facilitar esse processo, garantindo que as informações necessárias para essa etapa serão coletadas. Esse registro também pode ser feito em uma planilha, facilitando a visão geral de todas as Não Conformidades. Ou ainda, através de um software de gestão da qualidade, que facilitará a Gestão da Não Conformidade como um todo, não apenas do seu registro.

Alguns conteúdos importantes para essa descrição são: Tipo de NC (classificação), Origem (a forma como foi identificada), Reincidência (já ocorreu outras vezes), Abrangência (alcance dos impactos), Setor/ Departamento (local onde ela ocorreu), Disposição Imediata (descreva as medidas que foram tomadas imediatamente) e Responsável (pelo tratamento da NC).

De forma geral, a descrição deve conter uma explicação sobre fatos relevantes para análise da NC, detalhando tudo o que for importante. O registro pode ser feito separadamente em campos específicos do formulário. Mas disponibilizar um campo geral para descrição também é interessante. Assim, características que não possuem campos no formulário também podem ser registradas e o formulário não fica tão extenso.

Análise da Causa

Determine quais as causas e qual a razão principal que originou a Não Conformidade. Essa informação é fundamental para o tratamento do problema direto na sua origem e não apenas das suas consequências. Duas ferramentas que podem ajudar nessa análise são os 5 porquês e o Diagrama de Causa e Efeito (conhecido também como Diagrama Ishikawa ou Espinha de Peixe).

 Plano de Ação 5W2H

Além da ação imediata, que trata a NC de forma pontual e localizada, é fundamental tratar as causas da Não Conformidade de forma ampla, através de um Plano de Ação. A eficácia dessa etapa dependerá diretamente da eficácia da etapa anterior, Análise da Causa. Uma ferramenta muito útil para elaborar esse Plano de Ação, é o 5W2H, ela abordará os pontos relevantes para um bom planejamento da correção.

 Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva

Análise de Eficácia

O objetivo principal do tratamento da Não Conformidade é garantir que ela não se repita. Para isso, além de definir a causa e implementar um bom plano de ação, precisamos verificar se o nosso objetivo foi alcançado. Isso não pode ser feito imediatamente, é necessário observar o andamento do processo, depois de implementada a ação corretiva. Esse tempo de observação deve ser pré determinado e variará de acordo com a natureza da Não Conformidade. Criar um monitoramento ou um indicador pode ser uma excelente forma de comparar, analisar e constatar essa eficácia.

 

Software da Qualidade

O uso de um software pode ajudar bastante nesse processo. O Portal ISO aborda todos os requisitos auditáveis da norma NBR ISO 9001, inclusive Gestão de Não Conformidade. Possui as ferramentas citadas e muitas outras, além disso notifica automaticamente colaboradores sobre suas responsabilidades.

 

O que é Não Conformidade >>> Não Conformidade e a ISO 9001 versão 2015 >>> Tipos de Não Conformidade >>> Tratamento de Não Conformidade >>> Não Conformidade e Ação Imediata >>> Relatório de Não Conformidade RNC >>> Não Conformidade e Análise de Causa Raiz >>> Não Conformidade e Plano de Ação 5W2H >>> Não Conformidade: Ação Corretiva ou Preventiva >>> Não Conformidade e Análise de Eficácia >>> Não Conformidade e a Melhoria Contínua >>> Não Conformidade no relatório de auditoria


Anúncio